Carregadores de carros eletricos e Baterias de íon lítio (ion litio): Riscos e Necessidade do PAE
- Máaz

- 18 de set.
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Atualizado: 19 de set.
A evolução da mobilidade elétrica e os novos desafios de segurança
O crescimento da frota de carros elétricos no Brasil é uma realidade. Com ele, aumenta também a instalação de carregadores de carro elétrico em condomínios, estacionamentos e garagens coletivas. Apesar de representarem inovação e sustentabilidade, esses equipamentos trazem riscos específicos que devem ser gerenciados de forma adequada para garantir a segurança da edificação e de seus ocupantes.
Como funcionam as baterias de íon lítio dos carros elétricos
Os carros elétricos utilizam baterias de íon lítio (Li-ion), que se diferenciam das antigas baterias de lítio metálico sólido, estas sim combatidas com extintores classe D. Nas baterias de carro, o lítio está presente em sais dentro de uma solução eletrolítica, o que torna o risco de incêndio mais complexo.
Existem diferentes tecnologias:
NMC (Níquel-Manganês-Cobalto): maior densidade energética e autonomia, mas mais suscetível ao thermal runaway – reação em cadeia com superaquecimento e liberação de gases inflamáveis.
LFP (Lítio-Ferro-Fosfato): mais estáveis e resistentes ao fogo, porém com menor densidade energética.
Quando ocorre o thermal runaway, as chamas podem se manter mesmo após intervenção. O resfriamento intenso com grande volume de água é hoje o método mais eficaz de contenção, podendo ser complementado por sistemas automáticos de supressão específicos para lítio.

Medidas preventivas para instalação de carregadores para carros eletricos.
Para reduzir riscos na instalação de carregadores para veículos elétricos, recomenda-se que siga a ABNT NBR IEC 61851-1:2023, contemplando:
Circuito exclusivo com proteção contra sobrecorrente e DR;
Aterramento eficiente;
Ventilação natural ou mecânica adequada;
Instalação de manta anti-chamas ou tapete de contenção na área de recarga (apenas para confinamento inicial do fogo, não para extinguir as chamas);
Sinalização de risco elétrico conforme NBR 13434;
Área segregada de materiais combustíveis.
Justificativa da obrigatoriedade do Plano de Emergência (PAE) para locais que instalam carregadores de carros eletricos.
A instalação de carregadores de carros eletricos em garagens, estacionamentos ou áreas de uso coletivo caracteriza um risco adicional à edificação, em função da presença de sistemas elétricos de alta potência e do armazenamento temporário de energia em baterias de íons-lítio, que apresentam riscos de incêndio de difícil extinção, emissão de gases tóxicos e possibilidade de reignição.
De acordo com a ABNT NBR 15219:2020 – Plano de Emergência contra Incêndio, todas as edificações e áreas de risco devem possuir um PAE compatível com sua complexidade, abrangendo medidas de prevenção, preparação, resposta e recuperação frente a situações de emergência.
Além disso, os Corpos de Bombeiros Estaduais, por meio de suas Instruções Técnicas (IT) ou Normas de Segurança Contra Incêndio e Pânico (NSCI), exigem a apresentação do PAE como parte do processo de regularização da edificação que irá se enquadrar em risco especial.
Conclusão: segurança integrada é indispensável
A mobilidade elétrica é um avanço que veio para ficar, mas exige adaptações de infraestrutura e segurança. Condomínios e estabelecimentos que instalam carregadores de veículos elétricos devem prever medidas técnicas de proteção e a elaboração de um PAE atualizado, garantindo não apenas a conformidade legal, mas principalmente a proteção da vida e do patrimônio.
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